QUINTA, 23/04/2020, 14:53

Clínicas de hemodiálise alteram protocolos de atendimento em prevenção a Covid 19

 Na região de Londrina, pelo menos 900 pacientes fazem o procedimento pelos planos de saúde ou pelo SUS. Um tratamento que não pode ser interrompido

A rede Davita Brasil, responsável por cinco clínicas que fazem hemodiálise tomou várias medidas durante a pandemia do coronavirus para garantir a segurança dos pacientes e funcionários. O diretor médico executivo, Claudio Amorim explica que a primeira providência foi a criação de uma comissão de enfrentamento. O objetivo era informar todos os funcionários sobre a prevenção a Covid 19.

 

Num segundo momento, foi criado um protocolo de triagem dos pacientes das clínicas. Ao chegar, é feita uma checagem para garantir que ele não está com sintomas de coronavírus. Se estiver gripada, por exemplo, a pessoa tem que ser levada a um espaço reservado.

 

A terceira medida tomada pela rede foi equipar as equipes de atendimento para evitar a contaminação. 

            

O diretor ressalta que um paciente renal crônico não pode interromper o tratamento, que é feito, no mínimo três vezes por semana. Em alguns casos, todos os dias. Na região de Londrina, 900 pessoas fazem o procedimento nas clínicas.

Repórter Claudia Lima

Por Claudia Lima

Comentários