SEGUNDA, 25/03/2024, 11:00

CMTU aguarda análise do Contran sobre vagas de embarque para veículos de aplicativo

Aprovado pelos vereadores de Londrina em outubro de 2023, lei municipal chamada de ‘vaga azul’ ainda não saiu do papel

Desde o final de 2023, existe uma lei municipal em Londrina que criou a opção de vagas em pontos estratégicos do centro e nos bairros para que motoristas de aplicativo possam embarcar e desembarcar passageiros.  O projeto de lei chamado de ‘vaga azul’ foi sancionado pelo prefeito Marcelo Belinati (PP), mas passados cinco meses, a proposta ainda não saiu do papel.

O presidente da CMTU, Marcelo Cortez, justificou que ainda aguarda análise da Contran (Conselho Nacional de Trânsito) para verificar se a legislação federal permite ou não criar vagas específicas de parada de embarque e desembarque para atender veículos de aplicativo.

Só depois de análise e aval do órgão nacional de trânsito, a CMTU deverá mapear quais ruas e avenidas poderão receber as vagas específicas para embarque e desembarque de passageiros para carros de aplicativo.

Mesmo sem vagas determinadas pela lei federal, Marcelo Cortez defende bom senso na utilização das vagas de embarque já existentes e na parada dos carros de aplicativos em locais adequados, sem infringir a lei de trânsito.

 A proposta da vaga azul foi aprovada com uma emenda que estipula até 2 minutos o tempo para que o motorista embarque ou desembarque seu passageiro.

Por Guilherme Marconi

Comentários