CMTU instala travessias elevadas na Madre Leônia para reforçar segurança
Lombofaixas obrigam motoristas a reduzir velocidade; limite na via foi reduzido e radares estão desligados
A Avenida Madre Leônia Milito, na zona sul de Londrina, ganhou duas novas travessias elevadas para pedestres. As lombofaixas foram instaladas pela CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização) com o objetivo de reduzir a velocidade dos veículos e aumentar a segurança de quem cruza a via a pé.
Os dispositivos estão localizados no trecho próximo ao “Oitão”, entre a PR-445 e a Avenida Ayrton Senna, em frente a uma galeria comercial. Com a mudança, o limite de velocidade na região caiu de 50 km/h para 30 km/h.
De acordo com o diretor de trânsito da CMTU, Rafael Sambatti, as mudanças visam otimizar o controle do tráfego. A medida foi tomada por causa do aumento no movimento de pedestres — reflexo da instalação de uma nova academia, do fluxo para os pontos de ônibus e do uso de áreas de estacionamento.
A CMTU também informou que recebeu diversas reclamações de pedestres sobre motoristas que não respeitavam as faixas de travessia. Outro fator que pesou na decisão foi o excesso de velocidade em momentos de baixo fluxo de veículos, mesmo com a presença de radares — que agora estão desativados e devem ser retirados em breve.
A CMTU informou também que os radares em dez pontos de Londrina já estão desativados e identificados com placas de “Equipamento em teste”, que significa que os radares estão efetivamente desligados e sem a condição de identificar infrações.
Com a nova sinalização na Madre Leônia, a Companhia garante que a redução no limite não deve impactar o trânsito da região, já que, nos horários de pico, a velocidade média dos veículos é naturalmente baixa.