TERCA, 18/03/2025, 13:00

Com 130 atrativos mapeados, ecoturismo no norte do estado impulsiona a economia da região

A região norte do Paraná tem mapeadas pelo menos 130 atrações de ecoturismo. A variedade vai desde paisagens a patrimônios naturais únicos, para atividades como trilhas, montanhismo ou mesmo a observação da vida silvestre. Eles ficam em cidades como Alvorada do Sul, Centenário do Sul, Ibiporã, Figueira e Sapopema.
Além de simplesmente representar um alento à vida corrida do dia-a-dia, o ecoturismo também traz ótimos reflexos no comércio da região.

A presidente da Adetunorp, a Agência de Desenvolvimento Turístico do Norte do Paraná, Samara Headley, destacou a riqueza da região e a importância da divulgação desses pontos. Ela ressalta ainda a cadeia que se segue com a valorização do ecoturismo: comércio, hotelaria, entre outros. Ainda segundo a presidente da Adetunorp, o turismo de natureza se potencializou durante e depois da pandemia, com o destaque para a região norte.

De acordo com a pesquisa Ecoar, divulgada pelo Sebrae em 2024, o mercado global de ecoturismo movimentou US$ 181,1 bilhões e deve alcançar US$ 331,62 bilhões até 2027, crescendo a uma taxa de 13,4% ao ano.

Por Rafael Sanchez

Comentários