Com fim da atualização online, Adapar começa busca ativa nas propriedades para cadastrar rebanhos
Desde 1º de julho, produtores rurais que não fizeram a atualização estão impedidos de emitir a Guia de Trânsito Animal e podem até ser multados.
Com o fim da Campanha de Atualização de Rebanhos anual, em 30 de junho, a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná começou uma busca ativa pelos produtores rurais que não fizeram o cadastro. Agora, o processo só pode ser feito presencialmente, em uma das Unidades Locais da Adapar. E quem não fez a atualização está sendo visitado pela fiscalização do órgão.
Desde 1º de julho, os produtores que não cadastraram seus rebanhos ficam impedidos de emitir a GTA, a Guia de Trânsito Animal, até que a situação seja regularizada. O gerente da Regional Norte da Adapar, Marcelo Matsubara, diz que, a atualização é obrigatória para todas as espécies animais, sejam bovinos, equinos ou suínos, entre outros.
Ele afirma que Londrina tem cerca de 1.100 propriedades, mas 231 ainda estão pendentes de regularização junto ao órgão. Tamarana também vai ter atenção especial, por conta da atualização mais baixa. Os dois municípios, segundo ele, são prioridade da Agência na busca ativa, que começou já no dia 1º de julho.
No estado, o índice de atualização foi de pouco mais de 83%, o equivalente a cerca de 155 mil propriedades rurais. Entre as regiões com cadastramento mais baixo, União da Vitória e Curitiba, com 65%, e entre as mais altas, Paranavaí, com 98%; e Paranaguá, com pouco mais de 99%.
Marcelo Matsubara diz também que, em média, os fiscais estão visitando 20 proriedades por dia e que na regional Norte da Adapar, o índice de cadastramento ficou acima da média do estado, com mais de 87% das cerca de 400 propriedades já atualizadas.
O gerente da Agência diz ainda que a atualização do rebanho é fundamental para manter a certificação internacional do Paraná como Área Livre de Aftosa sem Vacina e que só em último caso a multa é aplicada.
Quem tiver dúvidas sobre como fazer o cadastro diretamente na Adapar pode ligar para o telefone (41) 3313-4060.