Prefeitura deve construir novo Centro de Educação Infantil na zona norte
Intenção está prevista em projeto de lei protocolado na Câmara para a troca dos imóveis onde a creche deve ser instalada
A Prefeitura de Londrina pretende construir um novo Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) na zona norte da cidade. A intenção está expressa no projeto de lei número 218/2025, protocolado na Câmara Municipal de Londrina (CML) na última quarta-feira (16), que autorizaria a troca de dois imóveis do Município e um particular para ceder o terreno onde o CMEI seria construído.
Na proposta, o Executivo fala em uma instituição com seis salas de aulas, ambientes administrativos e de serviços. A expectativa é atender 88 crianças de zero a cinco anos.
Os dois imóveis da Prefeitura ficam, respectivamente, entre as ruas Arcindo Sardo e Hisatsugo Miyasaki, e entre as ruas Terezinha de Jesus Carreri e Hisatsugo Miyasaki, no Jardim das Américas. O terceiro terreno, particular, fica no Jardim Honda 2. Os três terrenos, juntos, têm aproximadamente 4.700 m² e estão avaliados em cerca de R$ 3 milhões. O Município deve pagar, segundo o texto da matéria, R$ 118 mil.
Segundo o Secretário de Fazenda, Eder Pires, os imóveis já não tinham utilidade para a Prefeitura. Por isso, a avaliação foi que a permuta poderia ser útil para suprir a demanda do atendimento do ensino infantil.
Por outro lado, não há previsão para a construção da instituição de ensino. Depois que o projeto com a troca dos terrenos for aprovado, ainda será necessário buscar o recurso para a obra.
A Prefeitura tem monitorado também outros terrenos que possam ser úteis de outras maneiras ao Município.
O projeto de lei deve começar a tramitar oficialmente no Legislativo no início de agosto, assim que terminar o recesso parlamentar.