QUINTA, 23/01/2020, 14:36

Com incremento de R$ 8 milhões na arrecadação de ISS e aumento nas vendas do comércio, Londrina começa a preparar programação do Natal 2020

Ideia da prefeitura é aproveitar a nova certificação no Mapa do Turismo nacional para captar recursos federais e conseguir fazer uma decoração ainda mais bonita.

A Prefeitura de Londrina divulgou na manhã desta quinta-feira o balanço final do Natal 2019. Os dados divulgados em primeira mão para a CBN na semana passada foram confirmados pela Codel durante a solenidade no gabinete. Conforme o levantamento do Instituto de Desenvolvimento de Londrina junto à Secretaria de Fazenda, a decoração natalina, espalhada por 26 pontos da cidade, incrementou a arrecadação da prefeitura com ISS em R$ 8 milhões. A movimentação de turistas também foi 62% maior, de acordo com o balanço. Diante dos números positivos, o prefeito Marcelo Belinati garantiu que valeu a pena para o município investir R$ 1,7 milhão na decoração de Natal.

Ainda conforme o balanço, a programação natalina, que contou com 120 apresentações culturais nos dois últimos meses do ano, ajudou a aumentar o movimento na rodoviária da cidade. No ano passado, 486 mil passageiros passaram pelo terminal, 20 mil a mais que os 466 mil usuários do espaço em 2018. O prefeito garantiu que a programação deste ano já começou a ser preparada, e que a ideia do Executivo é aproveitar o selo A obtido no Mapa do Turismo nacional para captar recursos junto ao Governo Federal e, assim, fazer uma decoração ainda mais bonita a atrativa aos visitantes. A nova certificação é a maior que uma cidade brasileira pode ter no ranking do Ministério do Turismo. No Paraná, apenas Londrina, Curitiba e Foz do Iguaçu possuem essa nota máxima.

A Associação Comercial e Industrial de Londrina também participou do balanço, e, apesar de não ter apresentado um número fechado, garantiu que houve aumento nas vendas do comércio de rua durante o Natal do ano passado. A Acil divulgou dados de uma pesquisa feita junto aos lojistas: 67% deles disseram que as vendas foram iguais ou maiores que às de 2018; 57% afirmaram que a decoração natalina ajudou a aumentar o movimento de clientes; e 78% confirmaram que muitos dos consumidores eram de fora da cidade. O valor médio gasto por cada um dos clientes também foi o maior dos últimos anos. Ele ficou em R$ 210, cinco reais a mais que os 205 reais de 2018, e 33 reais a mais que os 177 reais de 2017. O presidente da Acil, Fernando Moraes, disse que a decoração ajudou os lojistas, inclusive, a driblarem a chuva que caiu sobre a cidade em boa parte do período de compras.

Por Guilherme Batista

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