SEXTA, 03/07/2026, 15:20

CMTU suspende licitação para reforma de escadas rolantes no Terminal Central

Empresa vencedora cobrou quase o dobro do orçamento inicial e se recusou a negociar preço; serviço será licitado novamente após prazo de defesa

A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) suspendeu o processo de licitação que contrataria uma empresa para reformar as quatro escadas rolantes do Terminal Central de Londrina. A decisão, publicada no Jornal Oficial do Município, ocorreu antes da assinatura de qualquer contrato porque a empresa vencedora apresentou um preço considerado abusivo e prejudicial aos cofres públicos.

Durante a fase de planejamento, a própria empresa havia orçado o serviço em R$ 70 mil. No entanto, no momento da disputa oficial, ela elevou a proposta para R$ 132,6 mil, atingindo o limite máximo permitido pelo edital. O pregoeiro da CMTU tentou negociar a redução do valor para garantir uma contratação vantajosa, mas a empresa se recusou a baixar o preço. Como ela era a única participante na disputa, a falta de concorrência impediu a obtenção de uma proposta melhor.

Agora, a CMTU aguarda o prazo legal para que a empresa apresente sua defesa, o que deve ocorrer até o início da próxima semana. Somente após essa etapa o órgão abrirá uma nova licitação para contratar os reparos. As escadas rolantes do terminal têm 22 anos de uso e o projeto de reforma prevê a manutenção completa da estrutura, incluindo a troca de peças e a restauração de 194 degraus.

Por João Gabriel Rodrigues

Comentários