TERCA, 25/05/2021, 16:36

Com superlotação nas urgências e emergências, governador anuncia novas medidas para tentar reduzir acidentes de trânsito

Em entrevista exclusiva à CBN Londrina, Ratinho Júnior adiantou novo toque de recolher e disse ainda que PM vai reforçar fiscalização nas ruas.

Uma situação rotineira, segundo a própria assessoria da unidade. E que se repete quase todo início de semana. Mais uma vez, o Pronto Socorro da Santa Casa de Londrina fechou as portas entre a segunda e esta terça-feira. Há exatos 15 dias, em 11 de maio, o PS da unidade também foi fechado por absoluta falta de vagas. Eram 32 pacientes, sendo 23 internados, oito deles em unidades de Terapia Intensiva.

Sem queda na superlotação, a suspensão do atendimento no Pronto Socorro da Santa Casa continuou no dia seguinte. E o cenário piorou, com 38 novos pacientes SUS, sendo oito deles em UTI. Quando a capacidade total do PS é para apenas 12 pessoas. A princípio, as suspensões do atendimento na unidade são por apenas 12 horas e representam uma tentativa de "desafogar" o setor e o hospital como um todo, já que há possibilidades de altas diariamente.

Como a unidade não é referência para a Covid-19, todos os casos atendidos no PS são de urgência e emergência. E os finais de semana têm forte relação com isso, principalmente pelos acidentes de trânsito e outros.

No HU, o cenário de superlotação do Pronto Socorro também se repetiu ao longo dos últimos dias. No domingo, eram cinco ambulâncias em fila na porta da unidade. Com 60 leitos, o Pronto Socorro tinha 95 pacientes. Na segunda-feira, a situação ficou praticamente igual, com 93 pessoas. Até as macas das ambulâncias do SAMU foram para improvisadas como leitos.

Em entrevista exclusiva à CBN Londrina na tarde desta terça-feira, o governador Ratinho Júnior se mostrou preocupado com os acidentes de trânsito e o aumento na ocupação de leitos hospitalares no estado. O governador disse também que as operações da PM vão ser reforçadas e que vai pedir apoio da PRF para aumentar a fiscalização nas estradas. Na entrevista, o governador antecipou ainda um novo toque de recolher para todo o estado.

De acordo com a assessoria da Santa Casa, no fim da tarde desta terça-feira, o Pronto Socorro da unidade tinha 42 pacientes, entre eles quatro em leitos extras de UTI, quando a capacidade do setor é para apenas 12 pacientes. Com esse cenário, o atendimento de novos pacientes continuou suspenso.

No HU, situação no limite na tarde de terça, eram 81 pacientes em atendimento ou internados no PS, quando a capacidade total é para 84 pessoas.

Comentários