SEXTA, 14/01/2022, 16:45

Comerciantes extorquidos por presos em Cornélio Procópio chegaram a pagar até 600 reais após ameaças

A CBN teve acesso ao conteúdo de algumas das ligações feitas pelos detentos da cadeia pública do município. Traficantes faziam ameaças e chegaram a oferecer “proteção” aos empresários em troca dos valores.

A rádio CBN Londrina teve acesso ao conteúdo de algumas das ligações feitas por presos da Cadeia Pública de Cornélio Procópio, no norte pioneiro do estado, para ameaçar e tentar extorquir comerciantes da cidade. Segundo o que foi apurado pela reportagem, pelo menos 17 empresários aceitaram pagar valores aos criminosos depois das ligações. Os valores repassados aos detentos, que comandariam o tráfico de drogas na região, chegam a 600 reais. Numa das ligações, o preso diz que se o comerciante não aceitar pagar o que foi exigido, ele vai mandar os “moleques” para roubarem o estabelecimento.

Em um outro trecho, o traficante chega a oferecer “proteção” aos empresários em troca dos valores.

Durante as investigações, o Ministério Público (MP) conseguiu identificar seis presos, que foram denunciados criminalmente esta semana por associação criminosa e extorsão. O promotor responsável pelos trabalhos, José Paulo Montesino da Silva, destaca a importância dos trabalhos para coibir a atuação do crime organizado de dentro da cadeia.

Por Guilherme Batista

Comentários