TERCA, 20/02/2024, 16:55

Comerciantes paranaenses estão mais otimistas para 2024

Maringá, Curitiba e Londrina despontam como as cidades mais otimistas para 2024, segundo pesquisa elaborada pelo Sebrae/PR

De acordo com o coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio PR, Rodrigo Schmidt, os empresários paranaenses estão mais otimistas para 2024. A Pesquisa de Opinião do Empresário do Comércio, elaborada pela Fecomércio PR e pelo Sebrae/PR, todos os anos, aponta que 77% dos empreendedores do estado acreditam que terão aumento ou estabilidade no faturamento no 1º semestre do ano.

O setor de serviços se destaca, com 43,9% de empresas com expectativas favoráveis. O cenário é positivo em todas as regiões do estado, no ranking de cidades paranaenses mais otimistas, estão Maringá, com 40,8%, seguida de Curitiba, com 39,5% e Londrina na 3ª posição com 36,7% dos comerciantes com altas expectativas para 2024.

Com o crescimento do otimismo, crescem também as pretensões de investir, intenção manifestada por 42,1% dos entrevistados, superando os registros dos dois semestres de 2023.

Máquinas e equipamentos figuram como a principal área de investimento, com 38,1% das menções, seguida por investimentos em propaganda/marketing (35,8%), reforma e modernização das instalações (35%) e capacitação da equipe (24,2%).

Uma outra novidade na pesquisa, é com relação a elevação na expectativa de lucratividade, que gera uma projeção de contratação de novos funcionários, entre empresas paranaenses do setor terciário: 76,6% dos gestores afirmam que manterão ou aumentarão o quadro funcional de suas empresas.

Por João Gabriel Rodrigues

Comentários