QUINTA, 04/05/2017, 19:34

Comitê Municipal lança campanha de incentivo à doação de leite materno

A campanha “Doar Leite materno é um gesto que salva vidas” marca o Dia Mundial de Doação de Leite Humano.   

Aumentar o número de doadoras e a quantidade de leite arrecadado na cidade. É com essas duas propostas que o Comitê Municipal de Aleitamento Materno, o Calma, está divulgando a Campanha “Doar leite materno é um gesto que salva vidas”. Ela marca o Dia Mundial de Doação de Leite Humano, celebrado em 19 de maio. Segundo a coordenadora e responsável pelo Banco de Leite Humano do HU, Márcia Benevenuto de Oliveira, o Brasil é referência mundial no assunto e o país com o maior número de Bancos de Leite do mundo. A coordenadora do banco de leite diz ainda que a data foi criada por aqui, mas já começou a ser adotada também em outros países.

Para Márcia Benevenuto, o ideal seria que durante o ano inteiro fossem feitas campanhas de doação de leite, já que a demanda é constante. Ela diz que quando há mobilização e divulgação na mídia, as doações sempre crescem.

A coordenadora explica que não é necessário ir ao banco de leite. Ela diz que aqui na cidade, há vários postos de coleta, entre eles o próprio Banco de Leite, a Maternidade Lucilla Ballalai, além do Hospital Infantil, o Evangélico, o Coraçãozinho e Hospitais de Rolândia e de Cornélio Procópio. Márcia Benevenuto destaca que o leite materno é importante para todos os bebês, mas principalmente para aqueles que estão internados e não podem ser amamentados pela própria mãe.

Os dados da Rede de Banco de Leite Humano de Londrina revelam que, de janeiro até o momento, mais de 400 recém-nascidos foram amamentados com o leite arrecadado no Banco do HU. Já na Maternidade Municipal, 81 mulheres doaram leite para alimentar quase 350 bebês. Durante todo o ano passado, mais de 2.700 mulheres fizeram doações para alimentar quase 1.600 recém-nascidos.

Comentários