SEGUNDA, 08/07/2019, 19:27

Confiança do empresário do comércio paranaense se mantém em alta na comparação com 2018

Em contrapartida, indicador da Fecomércio mostra redução desse entusiasmo nos últimos meses, por conta das indefinições no cenário político econômico.

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio, elaborado pela Confederação Nacional do Comércio e divulgado pela Fecomércio paranaense, segue em alta no Paraná, apesar de duas reduções seguidas. Na comparação com junho do ano passado, o indicador avançou mais de 18%, e chegou a 124,8 pontos. Na variação mensal, a redução foi de 3%.

A coordenadora de Pesquisas da Fecomércio, Priscila Andrade, explica que a partir de setembro de 2018 se observou uma reação na confiança do empresário, que foi intensificada em janeiro e se manteve em alta até março. Mas, em abril o cenário mudou, por conta das incertezas no cenário político econômico, e a queda no entusiasmo do empresário do varejo voltou a se repetir em maio e junho.

A coordenadora da Fecomércio avalia que, mesmo assim, o aumento da confiança do comerciante no acumulado dos últimos doze meses ainda é significativa.

Priscila Andrade destaca que o Índice de Investimento do Empresário registrou aumento de 1% em relação a maio, especialmente entre as empresas com mais de 50 funcionários, que registraram crescimento de 8%. A maior parte na contração de trabalhadores, mostrando que os empresários do comércio ainda estão confiantes, mesmo com a instabilidade política e o marasmo econômico.

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio nacional apresentou redução de 1,7% na comparação com maio, mas, assim como no Paraná, também registrou aumento de 8,5 % em relação a junho do ano passado.

Comentários