QUARTA, 28/10/2020, 19:05

Conselho Administrativo de Defesa Econômica aprova compra da Sercomtel

Operação de venda da telefônica ainda depende de aprovação da Anatel, mas secretário Municipal de Governo diz não acreditar em uma reviravolta no processo.

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica, o Cade, aprovou a compra do controle acionário da Sercomtel pelo Bordeaux Fundo de Investimento em Participação Multiestratégia. De acordo com a análise do órgão antitruste, o grupo comprador não possui qualquer atuação no segmento, nem desenvolve atividades em mercados relacionados aos serviços da empresa-alvo, de forma que a operação constitui uma entrada do Fundo Bordeaux no mercado, configurando, assim, uma mera substituição de agente econômico.

Pela operação, o fundo terá de injetar R$ 130 milhões na operadora e vai assumir ainda uma dívida de quase R$ 600 milhões em processos trabalhistas e outros débitos.

Segundo o Conselho, o Fundo Bordeaux tem ainda uma obrigação adicional de fazer a transferência da participação societária da Sercomtel Iluminação e da Companhia de Tecnologia e Desenvolvimento para a Prefeitura. Com a mudança, a operadora fica apenas com os mercados de telefonia, internet e celular.

O secretário Municipal de Governo, Juarez Tridapalli, afirma que a operação de venda da Sercomtel ainda depende da aprovação pela Agência Nacional de Telecomunicações, que deve ser divulgada em meados de novembro, mas diz também que a anuência do Cade é mais uma etapa vencida no processo.

O secretário de Governo de Londrina avalia que não deve haver problema na homologação do negócio pela Anatel e diz ainda que o processo de transição para a nova gestão segue em andamento.

Com a aquisição, o fundo ficará com pouco mais de 97% do capital social da telefônica londrinense e o restante das ações se mantém com os sócios atuais, a Prefeitura e a Copel.  De acordo com Tridapalli, o Município vai lançar nos próximos dias um edital para que os servidores da Companhia, que tenham interesse, possam comprar parte das ações da Prefeitura.

O secretário explica que o edital de chamamento deve ser lançado até o dia 15 de novembro.

Por Marcos Garrido

Comentários