SEGUNDA, 28/04/2025, 18:45

Conserto das comportas do Igapó II está em fase de medição para contratar estrutura hidráulica

Atualmente a situação está estabilizada, depois da construção de uma ensecadeira na barragem da avenida Higienópolis

Nesta segunda-feira (28), o secretário de obras e pavimentação, Otávio Gomes, esteve presente na barragem do Lago Igapó I com a equipe de uma empresa especializada que será responsável pelo diagnóstico das condições das barragens.

Com relação à barragem do Lago Igapó II, o secretário de obras e pavimentação, destacou a necessidade de intervenções e melhorias na estrutura hidráulica, adequando a batimetria que será realizada nos próximos sete dias, como mais um elemento para contribuir nas pesquisas e tomadas de decisões.

A ideia para a barragem do Lago Igapó II é utilizar um Stop Log, estrutura hidráulica que permite o controle e bloqueio do fluxo de água, item indispensável para solucionar o problema e permitir futuras manutenções.

O vazamento foi identificado em fevereiro, devido à ruptura de uma das comportas. No momento, a situação está estabilizada, depois da construção de uma ensecadeira na barragem da avenida Higienópolis.

A prefeitura ressalta que apenas com o projeto em mãos será possível estimar o custo da obra e do novo sistema de comportas, o secretário explica que por conta de um decreto de emergência, não será aberta uma licitação, no lugar será realizado o processo de contratação de uma empresa interessada, através de concorrência de preço e qualidade técnica.

Quem será o responsável pelo conserto das comportas será o engenheiro civil e professor da UEL (Universidade Estadual de Londrina), Carlos José Marques da Costa Branco, autor do projeto original, elaborado em 2002.

Por João Gabriel Rodrigues

Comentários