QUINTA, 09/06/2022, 16:13

Consumidor paranaense ficou mais endividado em maio

Percentual de famílias com dívidas no estado chegou a 92,5%, o maior índice para o mês de toda a série histórica da pesquisa da Fecomércio.

A nova Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor da Confederação Nacional do Comércio e Fecomércio Paraná mostrou que 92,5% das famílias do estado possuíam algum tipo de dívida em maio. É o maior índice de endividamento para o mês de toda a série histórica da pesquisa, segundo as entidades. Também foi a segunda alta seguida do indicador, que em abril ficou em 91,6%.

Rodrigo Schmidt, coordenador de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio, diz que na comparação com maio do ano passado, a elevação foi ainda maior.

Na direção contrária, a proporção de endividados no país recuou 0,3 ponto percentual em relação a abril, e chegou a 77,4% das famílias brasileiras.

Ainda de acordo com a pesquisa da Fecomércio, quase 64% dos paranaenses com contas atrasadas em maio, disseram ter condições de pagar, parcial ou totalmente, a dívida até junho. É o segundo mês consecutivo de aumento no atraso dos pagamentos.

Mas, o coordenador da entidade destaca um ponto positivo nos dados da pesquisa: a redução, mesmo que pequena, na quantidade de famílias sem condições de pagar as contas.

No topo do ranking do endividamento, o cartão de crédito segue como grande vilão, com 81,5% e alta mensal de quase dois pontos percentuais, explica Rodrigo Schmidt.

Apesar de pouco utilizados, a participação do cheque especial e do cheque pré-datado no endividamento do paranaense subiu 166% e 147%, respectivamente, de abril para maio.

Comentários