QUARTA, 18/07/2018, 19:17

Contratação de 32 novos médicos passa longe de resolver problema nas unidades de saúde, alerta Ministério Público

Déficit atual é de mais de 200 profissionais. Prefeito promete mais contratações, o que contraria informação da Secretaria de Saúde de que não haveria orçamento para isso.

A Promotoria de Defesa da Saúde Pública encaminha semanalmente à prefeitura cobranças sobre a falta de médicos na atenção básica. Um levantamento feito pela própria Secretaria de Saúde mostra que o déficit chega a 227 profissionais de diversas especialidades. Procurado pela CBN, o promotor Paulo Tavares disse que recebeu uma resposta do município, de que desde o início do ano 32 novos médicos foram contratados. Um número que, na avaliação deles, não chega nem perto de resolver a falta de pessoal.

Tavares, que preferiu não gravar entrevistas, disse que, atualmente, prepara uma nova recomendação administrativa para reforçar a necessidade de mais contratações. Atualmente, ele levanta junto ao Sindicato dos Servidores Municipais o número exato de quantos médicos faltam nas unidades. A pesquisa vai ajudar a embasar o pedido, que, segundo ele, deve ser encaminhado à prefeitura ainda este mês.

Mas, apesar da situação grave, o promotor descartou, pelo menos por enquanto, entrar com uma ação na Justiça pra cobrar as contratações.

Já na prefeitura, há uma divergência de informações entre o prefeito Marcelo Belinati e o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado. Se por um lado o chefe do Executivo garante que as novas contratações já estão sendo acordadas na Secretaria de Planejamento, pelo outro Machado garante que ainda não há orçamento para o chamamento de novos médicos.

À CBN, o secretário informou que só deve gravar entrevistas quando houver uma novidade, diferentemente do prefeito, que, numa coletiva na segunda-feira, prometeu mais médicos nos postos em breve.

Por Pauta CBN

Comentários