QUARTA, 01/12/2021, 19:41

Depois de seis dias sem mortes, boletim da prefeitura confirma novo óbito pelo coronavírus em Londrina

Vítima da doença ficou mais de dois meses internada, mas não resistiu às complicações da infecção.

A cidade de Londrina voltou a registrar óbitos por conta da Covid-19, após seis dias sem notificações. O novo boletim publicado pela prefeitura, na tarde de quarta-feira (1), confirmou uma nova morte em decorrência da infecção.

Trata-se de uma mulher de 70 anos que ficou mais de dois meses internada em um hospital público da cidade. Ela foi hospitalizada no mês de setembro, mas não resistiu e morreu na última terça-feira (30).

Além disso, o balanço da Secretaria Municipal de Saúde divulgou mais 51 casos. Destes, sete positivações são recentes e 44 diagnósticos são de setembro, mas só foram contabilizados agora porque uma farmácia da cidade encaminhou os dados posteriormente.

Com isso, o município chega a 2.315 mortes e 88.532 positivações desde o início da pandemia.

Por outro lado, a quantidade de casos ativos voltou a recuar nesta quarta-feira e chega ao sexto dia consecutivo de queda no indicador. No boletim anterior, 78 pessoas tinham potencial de transmissão do vírus. Agora, este número passou para 70.

Do total, 53 londrinenses estão em isolamento domiciliar e 17 pacientes estão internados. Destes, 13 estão em leitos de UTI e quatro são atendidos no setor de enfermaria. A média móvel de novos casos também segue em tendência de redução, passando de 42,7, para 40,3, com a atualização da prefeitura.

O mesmo, para a taxa de ocupação de Terapia Intensiva destinada a pacientes com Covid, que voltou registrar o menor índice do ano, com 16% das vagas preenchidas. Por outro lado, a enfermaria exclusiva para positivados apresentou um pequeno aumento, passando de 26%, para 30%. Já o setor geral adulto de UTI, das redes pública e privada, teve um recuo no percentual de lotação e fechou a quarta-feira com 59% dos leitos sendo utilizados.

Em todo o Paraná, mais 476 pessoas tiveram o diagnóstico positivo para o coronavírus e dez mortes foram registradas em decorrência da infecção, de acordo com o balanço da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

São seis homens e quatro mulheres, com idades entre 48 e 90 anos. Desde março do ano passado, o estado totaliza 1.573.162 casos e 40.578 óbitos pela Covid-19.

Por Victor Assis

Comentários