QUARTA, 05/02/2020, 19:27

Detran começa a emitir versão eletrônica do Certificado de Licenciamento do Veículo

Com a novidade, que começou a valer nesta terça-feira, os motoristas não precisam mais pedir a 2ª via em caso de perda do documento.

O Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo em meio eletrônico começou a ser emitido na terça-feira. Com a versão digital o motorista não vai mais precisar, por exemplo, solicitar a 2ª via, que custa quase R$ 90, em caso de perda. De acordo com o Governo, o CRLV eletrônico é parte de um conjunto de mudanças iniciadas em 2019 no Detran e que apenas no primeiro semestre reduziu o custeio administrativo do órgão em R$ 25 milhões.

O diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito, César Kogut, afirma que entre 2017 e 2019 foram emitidos em todo o Estado mais de 13 milhões de Certificados e reemitidos quase 117 mil. Apenas no ano passado, foram mais de 24 mil segundas vias. Kogut destaca a rapidez e a economia para o cidadão com a versão digital do documento.

O diretor-geral do Detran reforça que o sistema não tem como ser fraudado por que cada documento, seja digital ou impresso, tem um QR Code.

Segundo Kogut, apesar do documento em meio eletrônico, o Detran vai continuar emitindo o certificado em papel, de acordo com regulamentação federal, até 2021.

A versão digital do CRLV foi definida em norma publicada em dezembro do ano passado pelo Departamento Nacional de Trânsito, Denatran. O Certificado eletrônico pode ser impresso a partir do site do Detran, pelo portal de serviços do Denatran ou exportado e enviado por e-mail para impressão. O motorista só precisa imprimir se for viajar para outro País ou quiser ter o documento impresso.

O CRLV-e exclusivamente digital também está no aplicativo Carteira Digital de Trânsito, disponível para sistemas iOS e Android. Mas o cidadão só consegue fazer o download se estiver em dia com impostos, taxas e multas.

Comentários