TERCA, 12/10/2021, 15:05

Dia de Nossa Senhora Aparecida é marcado por fé e gratidão em Londrina

Fiéis começaram a se concentrar ainda no fim da madrugada em frente ao Santuário, na Vila Nova. Estimativa de público é de até 10 mil pessoas.

Momento de devoção e agradecimento para muitos. O Dia da Padroeira, em 12 de outubro, levou devotos até o Santuário Nossa Senhora Aparecida, na Vila Nova, em Londrina. Com sol brilhando o dia todo, a estimativa de público, segundo a organização é de até 10 mil pessoas. O professor Heraldo, de 59 anos, saiu de casa cedo no feriado para participar da celebração. Junto a um grupo de amigos, ele foi andando de Cambé até o local, em agradecimento à Nossa Senhora.

O sentimento de gratidão também foi o motivo que levou Jorge Avelar a comparecer ao espaço nesta terça-feira. Ele relembra de quando partiu, em peregrinação, de Londrina até Aparecida, há dois anos, em um trajeto de aproximadamente 800 quilômetros.

A professora aposentada Lucilia Kunioshi Utiyama, que integra um dos corais que participaram da celebração no Santuário da Vila Nova, fala sobre a alegria de poder fazer parte das homenagens à padroeira após um ano e meio sem ensaios, por conta da pandemia.

Para que o evento fosse realizado com segurança, uma série de protocolos de prevenção à Covid-19 foi elaborada. Fiéis tiveram que se inscrever para participarem das missas, adotando medidas como o uso de máscara de proteção e higienização das mãos, como explica um dos membros da organização, o representante comercial Marcelo Magri.

De acordo com o padre Rodolfo Truitz, com a flexibilização das medidas e o avanço da vacinação contra a Covid, a perspectiva, daqui pra frente, é de acolher mais pessoas, que passam a ter um reencontro com a própria fé. Nas missas realizadas neste 12 de outubro, por exemplo, o Santuário recebe até 600 pessoas por celebração.

Neste ano, a Festa da Padroeira em Londrina também marca o início de um ato já realizado em Aparecida, no Santuário Nacional, que é a troca do manto de Nossa Senhora. O Arcebispo da Arquidiocese de Londrina Dom Geremias Steinmetz foi o convidado a inaugurar a tradição, que vai ser renovada todos os anos.

Por Victor Assis

Comentários