SEGUNDA, 14/11/2016, 00:00

Diferente de outros anos inadimplência do consumidor aumentou 4,8% em outubro

As pesquisas mostram que após as compras de final de ano normalmente as contas dos brasileiros começam a atrasar, mas parece que a crise fez o brasileiro deixar de arcar com compromissos financeiros antes do previsto.

De acordo com dados da Boa Vista SCPC, a inadimplência em todo o país aumentou em outubro 4,8%. No geral em todo o país se compararmos outubro do ano passado com o desse ano o aumento foi de 6,4%. No acumulado do ano a média foi de 2% de aumento na inadimplência.

Se compararmos outubro de 2015 com o mesmo período desse ano, as regiões do país com o maior aumento de contas não pagas foram: o sul do país com 18,1% de aumento de inadimplentes, seguida pelo Centro Oeste com 13% e o norte com 9%.

De acordo com o economista, Renato Pianowisk, esses números são mais comuns após o período de festas de final de ano, mas segundo ele nós estamos colhendo o que plantamos.

A orientação é que a média de tickets de compras para o Natal deve ser reduzido para menos de R$ 100.

A pesquisa da Boa Vista SCPC é feita por meio de novos registros de dívidas vencidas não pagas apresentadas por empresas credoras ao órgão.

Comentários