SEGUNDA, 02/02/2026, 07:00

Diocese de Apucarana convida para 7ª Romaria Diocesana de Nossa Senhora de Lourdes

A novidade desta edição é o horário, com início marcado para às 18h, com a realização da procissão luminosa

Com a expectativa de reunir aproximadamente 25 mil fiéis, a Diocese de Apucarana realiza no domingo (8), a 7ª Romaria Diocesana de Nossa Senhora de Lourdes.

A novidade desta edição é o horário, com início marcado para às 18h, com a realização da "procissão luminosa", inspirada nas celebrações da cidade de Lourdes, na França.

O padre Douglas Felippe, assessor diocesano de comunicação, explicou que uma grande estrutura será montada para receber pessoas de toda região, com telões, mais de 15 mil cadeiras, sistema de som e um palco que abrigará a liturgia.

O trajeto terá início às 18h em frente da Paróquia Cristo Profeta, localizada na Rua Antônio José de Oliveira, na Barra Funda e seguirá até a Catedral Basílica. A mudança de horário é estratégica, visando proteger os romeiros do calor e, ao mesmo tempo, para a realização da procissão luminosa.

Haverá ainda um coral com mais de 500 vozes. Mais de 20 mil velas serão distribuídas gratuitamente aos peregrinos, além de ambulâncias em todo o percurso.

De acordo com o padre Douglas, igrejas de Londrina e de Cambé confirmaram a participação na romaria. “Extrapolou os limites da Diocese de Apucarana, é um evento no norte do Paraná, do sul do Brasil e estamos nessa organização para acolher os romeiros da melhor forma possível. A romaria será marcada por muita fé e será ainda mais especial com a realização da procissão luminosa”, disse.

Apucarana fica a aproximadamente 56 km de Londrina. A Catedral Basílica Menor Nossa Senhora de Lourdes é a única catedral no Brasil a ter a imagem de uma santa, Nossa Senhora de Lourdes, no topo de sua torre principal, sendo também a única dedicada a Santa no país. A torre, com a imagem, atinge 50 metros de altura, sendo um marco arquitetônico e religioso para a cidade. 

Por Silvia Vilarinho

Comentários