QUINTA, 16/01/2020, 18:38

Diretores de todo o estado vão se reunir em Curitiba para preparação pedagógica do ano letivo 2020

As aulas da rede estadual serão retomadas no dia 5 de fevereiro.

Em Londrina e região são mais de 120 unidades escolares que somam em média 40 mil estudantes da rede estadual de educação que devem retornar as atividades no dia 5 de fevereiro.

Para receber os alunos os diretores devem se reunir em Curitiba, entre os dias 21 e 24 de janeiro para uma preparação pedagógica que posteriormente será repassada aos professores entre os dias 3 e 4 de fevereiro nas unidades escolares.

De acordo com a chefe do Núcleo Regional de Educação, Jéssica Pieri, nesse ano o calendário estadual de aulas foi antecipado e está equiparado com a rede municipal isso favorece a dinâmica pedagógica e até a rotina familiar e econômica do estado quanto às questões pedagógicas.

No ano passado algumas mudanças foram apresentadas pelo governo do estado com redução no número de escolas que ofereçam o ensino médio noturno.

A demanda fez com que fossem abertas em todo o Paraná mais de 20 mil novas vagas no período diurno.

O estado tomou a decisão baseado em alto índice de evasão de alunos no noturno.

Ainda de acordo com a Secretaria Estadual de Educação, as turmas iniciavam com 30 alunos no período noturno e com a evasão, antes mesmo do fim do semestre, a média era de 10 alunos por turma.

O processo ainda segue, mas o período noturno ainda existe de forma que atenda às demandas.

A chefe do Núcleo Regional de Educação, Jéssica Pieri, reforça que é necessária a participação da família na vida do aluno e na rotina escolar para que o número de evasão caia e para melhor adesão dos estudantes com o mundo acadêmico.

Entre as mudanças pedagógicas importantes para esse ano letivo estão: a inserção da educação financeira e aulas de empreendedorismo em algumas unidades escolares.

Por Bruno Carraro

Comentários