SEGUNDA, 16/05/2022, 12:00

Diretoria de Vigilância em Saúde recomenda volta do uso de máscara nas escolas

Orientação leva em conta aumento nos casos da Covid-19 e avanço de nova frente fria. Outras medidas também foram apresentadas no documento

A Diretoria de Vigilância em Saúde encaminhou um ofício à Secretaria Municipal de Educação recomendando o retorno do uso da máscara de proteção nas escolas. O documento, assinado na última sexta-feira (13), aponta que as orientações levam em conta o aumento nos índices da Covid-19 no município, que registrou 115 novas confirmações da doença, no último boletim da prefeitura. Atualmente, a cidade tem 778 casos ativos, segundo o relatório. 

Além disso, o ofício também cita a chegada de uma nova frente fria, na região, como uma preocupação a mais, já que a queda nas temperaturas, geralmente, leva as pessoas a ficarem por mais tempo em locais fechados. 

Mais um ponto apresentado pela Diretoria, para encaminhar a recomendação, foi a circulação de outros vírus respiratórios, como ainda a preocupação com a hepatite de causa desconhecida que tem sido investigada em diversos países

O documento direcionado à Secretaria de Educação de Londrina apontou outras recomendações para as unidades de ensino. Entre elas, o uso de álcool gel e medidas de higiene, distanciamento social, além de manter os ambientes ventilados e sem o uso de ar-condicionado. Caso apresente sintomas gripais, a orientação é que a pessoa não vá à escola.

A reportagem da CBN Londrina entrou em contato com o Núcleo de Comunicação da Prefeitura em busca de mais detalhes sobre o assunto, para saber se a recomendação será acolhida, e continua no aguardo das informações.

A utilização de máscaras nas escolas de Londrina foi flexibilizada há cerca de um mês e meio. A medida foi definida no dia 29 de março, atendendo ao decreto do Governo do Estado que desobrigou o uso do artigo de proteção em ambientes fechados.

Por Victor Assis

Comentários