Duplicação do Contorno Norte de Rolândia entra na fase de elaboração do anteprojeto
Consórcio de empresas localizadas em Minas Gerais e Tocantins vão planejar intervenções nas rodovias PR-323 e PR-170
O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), publicou o resultado do edital para a elaboração do anteprojeto de duplicação do Contorno Norte de Rolândia.
O Consórcio Modulus/Viatec, formado pelas empresas Modulus Consultoria e Engenharia Ltda., de Belo Horizonte-MG, e Viatec Engenharia Ltda., de Palmas-TO, teve as propostas técnicas aprovadas e a documentação habilitada pela comissão de contratação do DER/PR, sendo declarado vencedor do certame. A proposta apresentada prevê o valor de R$ 1.217.374,70.
O anteprojeto vai contemplar quase 5 quilômetros do Contorno Norte, trecho integrante da PR-323, além de 3,30 quilômetros da PR-170. Também está prevista a adequação do acesso ao distrito de Nossa Senhora Aparecida, fora do segmento principal de duplicação.
Além da duplicação da pista, o estudo técnico deverá avaliar a implantação de acostamentos, vias marginais e a correção geométrica de curvas, com foco na melhoria da fluidez e da segurança do tráfego. O anteprojeto também deverá prever a construção de cinco interseções em desnível, por meio de viadutos ou trincheiras, sendo quatro localizadas no contorno e uma na PR-170.
As interseções em desnível são nos entroncamentos da PR-323 com a BR-369, com a Estrada São Rafael, com a Rua Barão do Rio Branco, com a PR-170, além da ligação da PR-170 com a Avenida Júlio Braz Damasceno. Outras interseções ao longo do contorno deverão passar por readequações em nível, com implantação de rotatórias ou trevos.
Além disso, está prevista a inclusão de passeios para pedestres, iluminação rodoviária, passarelas, abrigos para pontos de ônibus, além de intervenções voltadas à mitigação de impactos ambientais.
Após a conclusão do processo licitatório e a formalização do contrato, o prazo para elaboração do anteprojeto será de 10 meses.