TERCA, 16/08/2022, 17:55

Eleitor que pediu voto em trânsito e desistiu de viajar precisa voltar ao Fórum Eleitoral para cancelar cadastro

Prazo para o requerimento do serviço termina nesta quinta-feira. Até o momento, 1.828 eleitores de fora informaram que vão votar em Londrina e outros 661, com domicílio eleitoral no município, solicitaram cadastro para votar em outras cidades.

Termina nesta quinta-feira (18) o prazo que os eleitores têm para requerer o chamado voto em trânsito. O cadastro é necessário àquelas pessoas que vão estar fora de seu domicílio eleitoral no dia do pleito e, mesmo assim, querem participar do processo. Até o momento, de acordo com dados divulgados pela Justiça Eleitoral à CBN nesta terça (16), 1.828 eleitores de fora se cadastraram para votar em Londrina e outros 661, com domicílio eleitoral no município, solicitaram cadastro para votar em outras cidades.

Quem estiver fora do domicílio eleitoral, mas dentro do mesmo estado em que vota, poderá participar das eleições para os cargos de presidente da república, governador, senador, deputado federal e deputado estadual. Já o eleitor que estiver em outro estado poderá participar apenas da escolha para o cargo de presidente. Lembrando que não é possível o voto em trânsito fora do Brasil.

O juiz eleitoral Maurício Boer lembrou, ainda, que o eleitor que pediu o voto em trânsito e, por um motivo ou outro, desistiu de viajar no dia do pleito, vai precisar voltar ao Fórum Eleitoral para cancelar o cadastro.

Ele também defendeu a necessidade do serviço para fomentar a importância das eleições, e do voto de cada um, entre os eleitores.

O voto em trânsito pode ser requerido no Fórum Eleitoral de Londrina, que fica na rua Parigot de Souza, número 231. Os locais de votação para os eleitores de fora, tanto no primeiro turno, 2 de outubro, como no segundo, dia 30 de outubro, serão o Colégio Estadual Vicente Rijo e o Senac da rua Raposo Tavares.

Por Guilherme Batista

Comentários