QUARTA, 26/08/2020, 19:50

Eleitorado de Londrina cresceu 6,5% em relação às últimas eleições municipais

Cidade tem eleitorado com maioria de mulheres, apenas 21% com nível superior e mais de 4 mil eleitores analfabetos.

Londrina chega às Eleições Municipais de 2020 com 376.073 eleitores aptos a votar, segundo a base de dados do Tribunal Superior Eleitoral. Mais de 374 mil poderiam exercer o dever do voto com o uso da biometria, mas por conta da pandemia a ferramenta foi suspensa esse ano. A liderança por faixa etária no eleitorado londrinense  é do grupo que vai dos 35 aos 39 anos, com quase 40 mil eleitores. Em segundo lugar, um pouco abaixo, vem o pessoal com idade entre 30 e 34 anos.

Em relação ao grau de instrução dos eleitores londrinenses, pouco mais de 106 mil, ou 28% do total, completaram o ensino médio. Em segundo lugar aparecem os que têm nível superior, pouco mais de 21% do eleitorado da cidade, o correspondente a 80 mil pessoas. São 4.269 analfabetos ou pouco mais de 1% dos eleitores.

Na última eleição municipal, em 2016, a cidade tinha 353.314 eleitores. Um aumento de 6,5% em quatro anos.

O chefe do do Cartório Eleitoral de Londrina, William Garcia, avalia que a principal causa do aumento no número de eleitores da cidade entre as duas eleições municipais está nas revisões obrigatórias do cadastro eleitoral.

Mais da metade dos eleitores da cidade, até com certa folga, 54,2%, são mulheres. A maioria também é de casados, pouco mais de 47%.

A cidade tem ainda 27 pessoas com nome social aptas a votar, uma novidade implantada nas eleições de 2018. A cidade tem ainda 3.877 eleitores com algum tipo de deficiência, principalmente de locomoção.

O Chefe do Cartório Eleitoral de Londrina diz que os preparativos para as eleições estão entrando na reta final e alerta que os eleitores que desejarem, poderão fazer uma transferência provisória de seção para locais mais acessíveis.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, os números de eleitores com deficiência e o tipo dela ainda podem sofrer ajustes em função de atualizações nos sistemas.

Em relação ao calendário eleitoral, Wiliam Garcia diz que na próxima segunda-feira começa o prazo das convenções partidárias para escolha dos candidatos.

A convocação dos 3.900 mesários de Londrina começou no último dia 18. Além deles, outras mil pessoas vão trabalhar nas próximas eleições dando apoio logístico, organizando os locais de votação e controlando, por exemplo, o uso da máscara e o distanciamento social.

Por Marcos Garrido

Comentários