QUARTA, 07/02/2024, 11:38

Em Brasília, Codel articula viabilidade de ‘Trem Pé Vermelho’ com transporte de passageiros.

Objetivo é inserir a rota Londrina e Maringá em linha ferroviária para fomentar o turismo entre as duas cidades

O Trem Pé Vermelho, é uma rota entre Londrina e Maringá, que pode entrar no escopo da política nacional de transporte ferroviário de Passageiros, que é considerada uma das prioridades do Ministério dos Transportes.

Um encontro com o secretário nacional de Transportes Ferroviários, Leonardo Ribeiro em Brasília, foi marcado nesta quarta-feira com a deputada federal Luísa Canziani e o presidente da Codel (Instituto de Desenvolvimento de Londrina), Alex Canziani, representando o prefeito Marcelo Belinati.

Alex Canziani defende a rota ferroviária com o trem de passageiros que poderá movimentar o turismo, além de baratear o custo do transporte entre as duas cidades, chave no norte e noroeste do Paraná.

Também estão na lista outros trens de passageiros, como Pelotas- Rio Grande,  no Rio Grande do Sul; Brasília – Luziânia, no DF; Salvador – Feira de Santana, na Bahia; Fortaleza – Sobral, no Ceará ;e São Luiz e Itapecuru, no Maranhão

Outro assunto que dever ser abordado é o fechamento do ramal ferroviário entre Londrina e Ourinhos (SP), trecho que tem a Rumo como concessionária, que alegou falta de demanda.

Por Guilherme Marconi

Comentários