Em Cambé, dia de Santo Antônio, padroeiro da cidade é comemorado com festa
O evento, que está na 89ª edição, é mais antigo que a Paróquia e a própria cidade que tem 75 anos.
Em Cambé, os festejos pelo dia de Santo Antônio, padroeiro da cidade, começaram com a alvorada, às 6 horas da manhã, na Paróquia Santo Antônio. Desde cedo, foram celebradas missas com bênção dos pães e às 18 horas haverá missa solene com procissão nas ruas centrais de Cambé. Todas na Igreja Matriz da cidade. Esta é a 89ª edição da festa que é mais antiga que a paróquia e a cidade de Cambé. De acordo com o padre Luciano Macedo, organizador do evento e pároco da Paróquia Santo Antônio, o momento é de comunhão e encontro da comunidade.
Como manda a tradição, na festa de Santo Antônio não pode faltar o bolo com medalhinhas abençoadas do santo casamenteiro colocadas aleatoriamente no interior das fatias. Cerca de 80 voluntárias começaram a produzir os mais de 1400 quilos de bolo às 6 horas da manhã. A confeiteira Maria Inez Mazeto é voluntária na festa há 23 anos e diz que as bençãos de Santo Antônio são para todas as áreas.
Neste ano, são 10 mil pedaços e cerca de 2500 medalhas do santo. Cada fatia custa R$ 7 e pode ser adquirida até as 19 horas. A servidora pública Andreia Batista não perdeu tempo e já buscou o pedaço dela. Andreia conta que vem todos os anos mas que agora veio pela graça do casamento.