SEGUNDA, 01/03/2021, 18:51

Em fim de semana de lockdown, quase 100 denúncias são registradas por descumprimentos ao decreto estadual

Segundo secretário de Defesa Social, número de notificações seguiu média de ações anteriores.

Durante fiscalizações no combate à pandemia e em busca de cumprir com as medidas determinadas pelo Governo do Estado, a Central de Atendimento da Guarda Municipal registrou 97 denúncias de infração relacionadas às restrições.

As ações resultaram em nove notificações. Aglomerações em residência, falta de máscara de proteção e estabelecimentos comerciais funcionando irregularmente foram algumas das violações registradas.

Segundo o secretário municipal de Defesa Social, Pedro Ramos, o número de denúncias e atendimentos está dentro da média para o fim de semana. O coronel considera lamentável que mesmo com maiores restrições, uma parcela da população continua resistente às ações adotadas para conter a disseminação do novo coronavírus.

 

Apesar do número considerável de ocorrências durante o fim de semana, Ramos afirma que o principal foco das fiscalizações está voltado para o cumprimento das normas durante os dias úteis, quando normalmente há mais circulação de pessoas e funcionamento de estabelecimentos comerciais.

Ele explica que as demais situações, como aglomerações e festas, já vinham sendo verificadas e que a suspensão das atividades não-essenciais coloca uma nova atenção às ações da pasta.

 

 

 

De acordo com o secretário, a central de atendimento recebeu um grande volume de denúncias relacionadas ao funcionamento irregular de estabelecimentos nesta segunda-feira (1). Para isso, a Polícia Militar atua em conjunto à Guarda Municipal atendendo às solicitações.

O major Nelson Villa, do 5º Batalhão da Polícia Militar explica que a operação integrada entre as corporações tem o objetivo de fortalecer o desempenho das equipes durante as atividades de fiscalização.

Segundo ele, quem descumprir com as medidas apresentadas para reduzir o avanço da Covid-19 pode ser responsabilizado criminalmente pelas infrações cometidas.

 

O secretário de Defesa Social Pedro Ramos destaca que o apoio da população é fundamental para as fiscalizações, por meio de denúncias. Por conta da grande quantidade de ligações, ele adverte que as centrais de atendimento podem ficar congestionadas, mas pede paciência e diz que as queixas serão atendidas.

A Guarda Municipal atende pelo telefone 153, que atende 24 horas, todos os dias. As denúncias podem ser encaminhadas também ao WhatsApp, pelo número (43) 9 9995-0272.

Por Victor Assis

Comentários