TERCA, 02/06/2020, 19:02

Em meio à pandemia do novo Coronavírus, comerciantes deixam de repassar inadimplência dos consumidores. Nos órgãos de restrição a queda é drástica no número de negativados registrados na cidade

Mas dentro de algumas semanas esse cenário deve mudar e restrições de crédito deverão “explodir”, alerta economista.

A Associação Comercial e Industrial de Londrina – Acil divulgou os números do indicador do Sistema de Proteção ao Crédito nos meses de abril e maio.

O número de consumidores que tiveram o nome incluído na lista de inadimplência continua muito abaixo na comparação com o mesmo período do ano passado. No mês de abril, o percentual de inclusão foi 73% menor que no mesmo mês do ano passado. Em maio esta situação se repetiu com uma queda de 50% na comparação com maio de 2019.

De acordo com o economista e consultor da Acil, Marcos Rambalducci, as dificuldades financeiras causadas pela pandemia do novo Coronavírus inibiram os comerciantes de apresentar o nome dos consumidores na lista de negativados.

Rambalducci ressalta que em algumas semanas esse quadro será diferente. O número de pessoas incluídas em cadastros de restrições de créditos vai “explodir”. O alerta é tentar renegociar com o credor antes que isso aconteça.

Os consumidores que conseguiram limpar seu nome, pagando ou renegociando suas dívidas atrasadas são: em abril, 57% menos consumidores conseguiram limpar seu nome e em maio este percentual foi de menos 38%.

Comentários