QUARTA, 03/03/2021, 19:35

Em primeiro dia de funcionamento, parcelamento on-line da prefeitura atendeu mais que o dobro de contribuintes, em comparação à atividade presencial

Avaliação da Secretaria da Fazenda é positiva para novo serviço que já negociou mais de R$ 1 milhão.

A nova ferramenta adotada pela Secretaria Municipal de Fazenda busca agilizar os serviços de negociação de débitos, como IPTU e ISS, além de diluir as demandas de atendimentos presenciais para a pasta. Na última segunda-feira (1) a plataforma começou a funcionar e atendeu 292 contribuintes. A grande maioria das negociações foi referente ao IPTU.

De acordo com Wanda Kono, secretária municipal de Fazenda em exercício, este total representa mais que o dobro de pessoas atendidas pela Praça de Atendimento da pasta no dia de maior movimento registrado. O valor total negociado passou de R$ 1,1 milhão.

Ela considera que o desempenho da inovação foi positivo por garantir, além da facilidade ao usuário, maior segurança diante do avanço da pandemia da Covid-19 na cidade.

Por meio da plataforma, o contribuinte pode parcelar débitos relacionados a impostos como IPTU, ISS e outros débitos, como multas e infrações. A secretária explica que para cada uma das solicitações, o usuário vai precisar informar determinados dados para o sistema.

Para fazer o parcelamento, basta acessar o banner fixado na página do portal da prefeitura, na internet. A equipe da secretaria da Fazenda está preparando vídeos para instruir o contribuinte a realizar os procedimentos corretamente.

O serviço online possibilita que pessoas com dívidas ativas entre os anos de 2019 e 2021 possam fazer o pagamento em até 24 parcelas, com valor mínimo de R$ 100. Também podem solicitar o parcelamento, contribuintes com débitos executados de qualquer ano. A secretária em exercício explica que, neste caso, é possível dividir o valor em até 60 vezes.

Wanda Kono ainda destaca que outros débitos que não se enquadram ao parcelamento simplificado podem ser negociados por meio do Sistema Eletrônico de Informações da prefeitura.

Apesar dos atendimentos presenciais estarem suspensos, ela reforça que toda a equipe da Diretoria de Arrecadação está à disposição para responder às dúvidas.

O telefone para entrar em contato com a pasta é o 3372-4424, que atende de segunda à sexta-feira, a partir das 9h.

Por Victor Assis

Comentários