SEGUNDA, 09/09/2024, 18:06

Endividamento cresce em agosto, mas inadimplência no Paraná se mantém baixa

O tipo de dívida mais comum entre os consumidores paranaenses continua sendo o cartão de crédito, responsável por 91,8% das dívidas.

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), divulgada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), revelou um aumento no nível de endividamento das famílias paranaenses em agosto.

De acordo com Rodrigo Schmidt, coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio PR, o percentual de consumidores endividados no estado chegou a 91%, ante 90,5% registrado no mês de julho. Este índice coloca o Paraná como o segundo estado com maior número de endividados no país, atrás apenas do Rio Grande do Sul, que lidera o ranking desde julho, refletindo os efeitos das enchentes que abalaram o estado em abril.

Embora o Paraná apresente um elevado índice de endividamento, os números de inadimplência, ou seja, de consumidores com contas em atraso, mostram que o estado ainda se destaca positivamente em relação à média nacional. Em agosto, 15% dos consumidores paranaenses tinham contas em atraso, um aumento em relação aos 13,8% de julho, mas, ainda assim, um dos menores índices de inadimplência do país.

Quando se trata de consumidores sem condições de pagar suas dívidas, o Paraná também registrou um aumento, de 4,1% em julho para 4,7% em agosto. Apesar desse crescimento, o percentual continua relativamente baixo, demonstrando que a maioria dos endividados no estado ainda consegue honrar seus compromissos financeiros.

O tipo de dívida mais comum entre os consumidores paranaenses continua sendo o cartão de crédito, responsável por 91,8% das dívidas. O financiamento de carro representa 4,4% das dívidas, enquanto o financiamento de casa responde por 4,8%.

Por João Gabriel Rodrigues

Comentários