QUARTA, 17/02/2021, 19:07

Escolas estaduais retomam atividades nesta quinta-feira em ensino remoto.

Aulas presenciais retornam em março, com modelo híbrido. 

Estudantes da rede estadual de ensino voltaram às atividades nesta quinta-feira (18). Com a proposta de resgatar conteúdos apresentados no ano passado, as aulas seguem utilizando plataformas virtuais para as práticas até o fim de fevereiro.

Já o modelo híbrido, em que uma parte dos alunos assiste às aulas presencialmente, e outra parcela dos estudantes participa de maneira remota, tem início no dia 1º de março, de maneira opcional e rotativa.

De acordo com Jessica Pieri, chefe do Núcleo Regional de Educação em Londrina, as escolas se prepararam para receberem os estudantes. Ela afirma que todas as unidades da rede estadual estão adaptadas para a retomada das aulas presencias, com o novo formato, com equipamentos de controle e prevenção à Covid-19. E destaca que, para o aluno participar do modelo híbrido, os responsáveis precisam assinar um termo de compromisso.

 

Ela também lembra que os responsáveis que mudarem de ideia e optarem pelo retorno às aulas presenciais, em outro momento, podem se direcionar à escola e fazer o pedido para inclusão dos estudantes ao formato.

 

Além dos insumos para reduzir a propagação do vírus nas salas de aula, as escolas precisaram atualizar os equipamentos para o novo modelo, já que as atividades serão transmitidas ao vivo pela internet aos estudantes que estiverem em casa. Os professores também vão receber treinamento para o modelo híbrido, a partir desta quinta-feira.

 

Jessica Pieri ainda explica que os pais também serão orientados para fortalecer a atuação das escolas durante o período de pandemia. Para isso, uma reunião virtual será realizada para que a formação dos responsáveis seja contemplada.

 

O Governo do Paraná vai disponibilizar gratuitamente o acesso 3G e 4G para que alunos possam participar das aulas virtuais. Já a Secretaria da Educação orienta que estudantes que não têm acesso às aulas online que retirem os materiais impressos entre esta quinta e sexta-feira.

Por Victor Assis

Comentários