QUARTA, 11/11/2020, 16:25

Estátuas de bronze de mais de 40 anos são furtadas de museu em Rolândia

Figuras representavam a importância da família imigrante japonesa para a região. Polícia acredita que crime tenha sido planejado, uma vez que, juntas, as estátuas pesam mais de cem quilos.

Duas estátuas de bronze, que ajudavam a compor um dos principais símbolos do Museu da História da Imigração Japonesa no Paraná, que fica em Rolândia, na região de Londrina, foram furtadas por criminosos esta semana. O crime teria sido cometido na madrugada de segunda para terça-feira e foi divulgado pela direção do museu nesta quarta. Os ladrões fizeram um buraco na cerca do local e, possivelmente, usaram um veículo para transportar as estátuas, que, juntas, pesam mais de cem quilos. As figuras, de um homem e de uma criança pequena, representavam, ao lado da estátua de uma mulher com um bebê no colo, a família imigrante japonesa, que veio de um país distante para construir uma nova vida na região. O conjunto de peças foi inaugurado junto com o museu, em 1978. Ou seja, são figuras com mais de 40 anos de história.

Até o momento, nenhuma pista do paradeiro dos criminosos ou da localização das estátuas foi descoberta pela polícia. Segundo o vice-presidente da Aliança Brasil Japão no Paraná, Fábio Iwakura, os ladrões teriam se aproveitado do tamanho da área do museu, de 55 mil metros quadrados, para cometer o furto sem serem vistos.

Mais do que o prejuízo financeiro, conforme Iwakura, o crime reflete em uma perda inestimável para a memória do povo japonês no Paraná.

Os telefones da polícia para denúncias e mais informações são o 181 e o 190.

Por Guilherme Batista

Comentários