Estoques de sangue O + e O – estão em falta no Hemocentro do HU
Coordenadoria da instituição apela à população que doe, para que os níveis sejam restabelecidos
Os estoques dos tipos O+ e O- estão extremamente baixos no Hemocentro do Hospital Universitário de Londrina (HU). O tipo é conhecido como “doador universal”, porque pode ser recebido por pessoas de quaisquer outros tipos sanguíneos, e é esse um dos pontos que mais preocupa o coordenador do Hemocentro, Fausto Trigo. Segundo ele, feriados geralmente causam queda no número de doações. Inversamente, é um período em que acontecem muitos acidentes, e que intensificam a necessidade de transfusões de sangue.
O apelo a quem tem esse tipo sanguíneo é que a doação seja feita durante esta semana. Na quinta-feira (1º de maio, feriado) o Hemocentro estará fechado, mas reabre na sexta e também funcionará no sábado.
São mais de 23 hospitais atendidos pelo Hemocentro na região. O local estará aberto nesta semana (menos no feriado de quinta), das 8h às18h30 até a sexta-feira, e das 8h às 17h30 no sábado.
O doador deve ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 kg e estar em boas condições de saúde. É necessário apresentar documento com foto e não estar em jejum.