SEGUNDA, 07/08/2017, 19:42

Estudante de Londrina é premiado em Olimpíada Internacional de Linguística na Irlanda

Gustavo Martins se destacou na prova individual, que teve a participação de quase 200 estudantes de todo o mundo.

O prêmio foi entregue na última sexta-feira em Dublin, na Irlanda. O londrinense Gustavo Palote da Silva Martins, de 16 anos, foi destaque individual já na sua primeira competição internacional. Ele recebeu a uma menção honrosa na Olimpíada Internacional de Linguística, que teve a participação de quase 200 estudantes de todo o mundo. Gustavo diz que nunca imaginou ganhar um prêmio desses e que há algum tempo nem sabia o que era uma Olimpíada de Linguística. Ainda na Irlanda, o estudante enviou uma mensagem sobre a participação no campeonato.

Aluno do terceiro ano do ensino médio do Instituto Federal do Paraná, ele já tinha sido o primeiro colocado na Olimpíada Nacional de Linguística, em Brasília, dois meses antes de viajar para a primeira competição internacional na Irlanda. Além do londrinense Gustavo, a equipe brasileira era formada por três estudantes de Goiás, Espírito Santo e São Paulo. Antes da Olimpíada Internacional, o grupo passou alguns dias na Polônia, convidado para um treinamento especial no país que é referência nessa modalidade de competição.

Os alunos brasileiros são de escolas públicas e particulares. Na prova individual, os estudantes responderam cinco questões em cerca de seis horas em idiomas como quimbundo (falada na região de Angola), birom (da Nigéria) e madak (de Papua Nova Guiné). Já nas provas em grupo as delegações responderam questões sobre o idioma indonésio.

Comentários