SEXTA, 17/09/2021, 11:17

Estudantes do Ensino Médio começam preparativos intensivos para o Enem, que incluem revisão de conteúdo e apoio emocional

Exame Nacional do Ensino Médio será realizado no fim novembro em novo cenário de pandemia

A dois meses do Enem, instituições de ensino entram na fase de preparação intensiva dos alunos para o Exame Nacional do Ensino Médio. Em mais um ano de pandemia, a situação é um pouco diferente de 2020, quando mais de metade dos candidatos faltaram, provocando um índice de abstenção recorde. O avanço da vacinação, o barateamento das máscaras certificadas e o retorno dos atendimentos presenciais nas escolas trazem um pouco mais de tranquilidade aos jovens que passarão pelo concurso. Júlio Felis, diretor do Colégio Positivo, destaca que o grande desafio hoje é a preparação emocional dos adolescentes, associada ao conteúdo.

O estudante Alexandre Alves Maciel Filho ainda está no primeiro ano do Ensino Médio e já vai participar do Enem como treineiro. Ele conta que a pandemia trouxe muita angústia e é por isso que ele quer começar a treinar o emocional.

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio estão marcadas para os dias 21 e 28 de novembro. O Colégio Universitário também tem promovido atividades em sistema híbrido, oferecendo lives de conteúdo, mas também sobre escolha da profissão e preparo emocional. Mas a coordenadora Rosa Maria Cardoso avalia que a oferta do atendimento presencial neste ano também trouxe ganhos, tanto para o aluno, que pode tirar dúvidas específicas, quanto para o professor, que tem uma percepção melhor sobre a aprendizagem. Nestes próximos dois meses, haverá uma série de aulões para revisar conteúdos e oferecer aos estudantes estratégias para realizar melhor esta prova que tem ganho cada vez mais importância no ingresso às universidades.

Candidatos que faltaram ao Enem no ano passado e pediram novamente isenção da taxa tem até 26 de setembro para se inscrever. Porém, só farão a prova no ano que vem, juntamente com a prova das pessoas privadas de liberdade, nos dias 09 e 16 de janeiro.

Por Livia de Oliveira

Comentários