SEGUNDA, 28/12/2020, 18:16

Exposição multissensorial é oportunidade para viajar pela Londrina dos anos 1930

Londrina Sonora faz passeio online por imagens da cidade com trilha sonora 3D inspirada nos pioneiros e suas origens.

Uma exposição multissensorial pela Londrina da década de 1930. Um passeio cheio de detalhes sonoros por fotografias da época dos colonizadores ingleses, escolhidas minuciosamente.

A exposição virtual Londrina Sonora retrata o período que vai de 1930 até 1939 de uma forma inédita, com uma detalhada pesquisa histórica, fotografia e composição musical em som 3D.

O trabalho acabou chegando a 30 fotografias e cada uma delas ganhou sua paisagem sonora.

A coordenadora da exposição e idealizadora do projeto, a musicista Erisla Pastore, explica que o som binaural, ou som 3D como é mais conhecido, é um processo de gravação e reprodução que simula a espacialização do som e acaba levando a uma imersão do espectador no ambiente da foto.

As composições que fazem parte da exposição são da própria Erisla e do músico Daniel Simitan.

O evento, pensado inicialmente para ser presencial em diversos espaços da cidade, acabou ficando inteiramente online. E em tempos de pandemia, a coordenadora da exposição diz que ela se tornou uma boa opção para viajar por uma Londrina antiga e sem sair de casa.

O endereço online da exposição é o www.londrinasonora.com. O projeto tem patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC) e apoio do Museu Histórico de Londrina.

Por Marcos Garrido

Comentários