TERCA, 11/11/2025, 10:44

FAB confirma inauguração do ILS para o aniversário de Londrina

Equipamento só deve entrar em operação em fevereiro do ano que vem

A Força Aérea Brasileira (FAB) confirmou, em nota à CBN Londrina, que a instalação do ILS (Sistema de Pouso por Instrumentos) segue o cronograma, e a inauguração do equipamento está mantida para 10 de dezembro, aniversário do município. A compra do ILS junto ao grupo francês Thales custou R$ 14.244.195,56.

O ILS permitirá que os pilotos alinhem a aeronave com a pista a cerca de 1.200 metros de distância, o que já representa um grande avanço para Londrina. Com o ALS instalado, essa precisão pode aumentar, permitindo a aproximação até 700 ou 800 metros da cabeceira, o que se enquadra na categoria I do sistema.

Os dois elementos-chave do ILS já estão sendo montados. O localizer, instalado próximo à cabeceira da pista, emite um feixe de rádio que indica ao piloto se a aeronave está alinhada com o eixo da pista. Já o glide slope, posicionado ao lado da pista, fornece a referência de inclinação da descida, indicando se o avião está muito alto ou muito baixo na aproximação. Juntos, atuam como um “GPS de precisão” para o pouso, permitindo a operação mesmo com baixa visibilidade.

Em setembro, integrantes da CISCEA (Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo), órgão da Força Aérea Brasileira, realizaram vistoria no terminal ao lado de representantes da Thales, empresa fabricante do equipamento, e da Motiva, administradora do aeroporto. Durante a visita, foi confirmado também que, junto com o ILS, será instalada a nova Estação Meteorológica do Aeroporto de Londrina.

É importante lembrar que, apesar da inauguração prevista para o aniversário de 91 anos de Londrina (10/12), o ILS só deve entrar em operação efetiva a partir de 24 de fevereiro do ano que vem, conforme determinação do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).

Por Paulo Andrade

Comentários