SEGUNDA, 16/08/2021, 08:55

Falta de efetivo barra criação de companhia da Polícia Militar em Cambé

Comando-geral da PM garantiu, entretanto, que ideia deve sair do papel já no próximo ano, depois da contratação de novos policiais já aprovados em concurso público.

Ficou para 2022 a implantação de uma companhia própria da Polícia Militar para a cidade de Cambé. A previsão foi dada pelo próprio comando-geral da PM em reunião com autoridades do município no final da última semana. A ideia, encabeçada pelo deputado estadual Thiago Amaral, envolveria a transformação da atual 4º Companhia Independente da PM, atualmente na zona norte de Londrina, em um batalhão, e a transferência dela para a cidade vizinha.

A reformulação se mostrou ainda mais necessária de algumas semanas para cá, depois de a 4ª Companhia assumir o policiamento das cidades de Alvorada do Sul, Primeiro de Maio, Sertanópolis e Bela Vista do Paraíso. Atualmente, o quartel, que possui ume efetivo de 70 policiais, tem precisado se virar para dar conta da demanda, que engloba o patrulhamento não só nesses municípios, mas também em diversos bairros das regiões norte e oeste de Londrina. Cambé, por sua vez, é atendida pelo 5º Batalhão da Polícia Militar, que também é responsável pela metade sul de Londrina e pelas cidades de Ibiporã, Jataizinho e Tamarana.

A criação da 4º Companhia Independente em Cambé pode ajudar a melhorar a qualidade do trabalho realizado pela PM em toda a região, trazendo mais agilidade aos atendimentos.

O comando-geral da PM argumenta, entretanto, que precisa de mais efetivo para poder colocar a ideia em prática. Justamente por conta disso a mudança foi prometida para o próximo ano, quando o governo pretende oficializar a contratação de 3 mil novos policiais militares que fizeram concurso público este ano. Só depois disso, a polícia deve fazer um estudo técnico de viabilidade das alterações propostas. Até lá, a estrutura de comando da PM na região de Londrina vai continuar a mesma.

O prefeito de Cambé, Conrado Scheller, discutiu a ideia com o próprio governador Ratinho Junior na última sexta-feira (13), durante visita dele a Londrina.

Com informações da assessoria de imprensa do deputado Thiago Amaral.
 

Por Guilherme Batista

Comentários