QUARTA, 04/11/2020, 16:33

Federação do Comércio do Paraná registra crescimento na intenção de contratar temporários para este fim de ano

De acordo com a pesquisa, um em cada quatro comerciantes pretende contratar temporários.

Não há euforia em relação ao aumento nas vendas. Mas há no horizonte dos comerciantes uma expectativa de recuperar os prejuízos gerados pelo longo período de pandemia e recontratar funcionários. 25% dos entrevistados pela Federação do comércio do Paraná têm essa intenção. No ano passado eram apenas 8%. Segundo Rodrigo Rosalen, diretor do sistema Fecomércio, muitas empresas precisarão restabelecer seus quadros para aproveitar o período de Natal.

Por enquanto, a pesquisa é apenas um indicativo. Mas com a flexibilização das regras de abertura do comércio para o verão a expectativa é que a geração de vagas se concretize, com possibilidade de efetivações. Rosalen ressalta que diferentes setores tiveram experiências muito diferentes durante a pandemia, alguns segmentos cresceram, outros amargaram prejuízos.

Nas regiões do Estado em que a agricultura é forte, a safra de grãos pode impulsionar a economia local. Cabe aos empresários conseguir se adaptar às novas demandas geradas pela pandemia.

A maior parte das vagas abertas deve ser para funções de atendentes, vendedores e caixas. O que se exige dos candidatos, normalmente, é Ensino Médio completo. Experiência pode ser um diferencial neste ano em que não haverá muito tempo para treinar os candidatos, mas nem sempre é fator determinante, segundo a Fecomércio.

Por Livia de Oliveira

Comentários