Festa da Padroeira 2023 já começa no dia 30 de setembro
A programação religiosa e cultural da maior festa religiosa da Arquidiocese de Londrina foi divulgada nesta quinta-feira (14)
A programação da tradicional Festa da Padroeira, considerada a maior festa popular religiosa da Arquidiocese de Londrina já está fechada e traz novidades em 2023. A programação do evento foi apresentada em entrevista coletiva para a imprensa nesta quinta-feira(14), na Cúria Metropolitana de Londrina.
A festa, realizada há quase 30 anos pelo Santuário de Nossa Senhora Aparecida, na Vila Nova terá início no dia 30 de setembro. O tema deste ano é “Maria, Corresponsável da Missão, para a Unidade da Igreja.” De acordo com o arcebispo de Londrina, Dom Geremias Steinmetz, não tem mais como pensar nessa festa para apenas um dia.
A Novena da Padroeira e as atividades culturais e gastronômicas, como a quermesse e o parque de diversões já começam no dia 30 de setembro. A expectativa é de que pelo menos 40 mil pessoas de todo o Paraná, interior de São Paulo e outros estados passem pelo evento, principalmente no dia 12, dia de Nossa Senhora Aparecida.
O pároco e reitor do Santuário, padre Rodolfo Trisltz, também explicou que a Festa da Padroeira tem cunho espiritual, de entretenimento e social. Na praça de alimentação, uma barraca é do Santuário e as outras são de entidades assistenciais.
E pela primeira vez, a Secretaria Municipal de Saúde vai realizar vacinação durante a festa da padroeira no dia 12 de outubro. A ideia é aproveitar a estrutura da Unidade Básica de Saúde da Vila Nova que está instalada no Santuário durante a reforma do prédio público e imunizar a comunidade.
A programação espiritual da Festa da Padroeira termina no dia 12 de outubro mas a quermesse e o parque de diversões na praça em frente ao Santuário ficam até o dia 15 de outubro.