SEGUNDA, 20/04/2020, 14:20

Filiação a partidos políticos ainda pode ser feita, mesmo depois da entrega da lista de nomes por parte das siglas

O único impedimento é que essa pessoa não vai poder se candidatar nas eleições deste ano

O prazo para que os 33 partidos com registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) atualizassem as listas de filiados terminou no último dia 15. Mas, apesar disso, quem ainda quer se filiar a algum deles pode entrar com um pedido. Segundo o chefe do Cartório Eleitoral de Londrina, Wilhan Gallera Garcia, o prazo só não vale mais para quem pretende se candidatar nas eleições deste ano. Neste caso, a data limite era 4 de abril.

 

Os partidos entregaram todos os nomes conforme previsto na Lei dos Partidos Políticos. As relações, contendo nome do filiado, data de filiação e número do título foram entregues aos juízes eleitorais de cada localidade. Segundo o TSE isso acontece todas as segundas semanas de abril e outubro de todos os anos, independente se é eleitoral ou não.

 

Ainda segundo o tribunal, o procedimento de identificação das duplicidades de filiação ocorrerá até esta quarta-feira. Já a divulgação das duplicidades será feita na sexta-feira.

E no próximo dia 6 é o último dia para que eleitores regularizem o titulo para garantir o voto nas eleições. O chefe do cartório ressalta que, apesar do prazo, a justiça eleitoral está com restrições no atendimento.

Por Claudia Lima

Comentários