Forças de segurança cumprem 27 mandados em Londrina e mais 4 municípios contra foragidos
Mais de cem policiais atuaram na Operação GPS Cosud.
As polícias Penal, Militar e Civil do Paraná realizaram nesta terça-feira (7) o cumprimento de 27 mandados de prisão contra pessoas procuradas pelo Poder Judiciário. Mais de cem policiais atuaram na Operação GPS Cosud, desencadeada simultaneamente em Curitiba, Ponta Grossa, Londrina, Maringá e Francisco Beltrão.
A operação é fruto de um trabalho da Divisão de Monitoração Eletrônica (DME) da Polícia Penal, que fez o levantamento de informações para suporte às equipes policiais no raio de atuação da operação, com objetivo de facilitar a identificação de monitorados com mandado de prisão em aberto. As pessoas presas nesta operação serão encaminhadas às Cadeias Públicas de suas respectivas cidades.
O Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) reúne Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. As ações de enfrentamento ao crime organizado são parte essencial da proposta do grupo.
Recentemente, os governadores do Cosud apresentaram ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, além dos presidentes da Câmara, Arthur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco, propostas de endurecimento das leis penais. Elas foram formatadas no Pacto Regional para Segurança Pública e Enfrentamento ao Crime Organizado.
As alterações na lei envolvem o combate ao crime organizado a partir da regulamentação do acesso às informações de monitoração eletrônica, revisão dos requisitos para concessão de liberdade provisória e inserção de qualificadora no crime de homicídio.