QUARTA, 17/04/2024, 18:02

Frio afasta doadores de sangue e Hemepar faz campanha em todo o Paraná

No Estado, existem mais de 20 pontos disponíveis para a doação de sangue.
 

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) reforça a urgência para a doação de sangue no Estado, em especial dos tipos O- e O+. O pedido acontece, por conta da ocorrência de temperaturas mais baixas nesta época do ano, o que reduz a quantidade de doadores.

De acordo com o Hemepar, só na unidade de Curitiba, já houve uma diminuição de 15% no número de doações. Normalmente, essa unidade recebe cerca de 170 doadores diariamente, mas nos últimos dias a média tem sido de apenas 120. Em Londrina, segundo o coordenador do Hemocentro do HU da UEL, Fausto Trigo, o nível é crítico, com a necessidade de doações de sangue tipo O-, A- e O+.

Para tornar-se um voluntário é necessário ter entre 16 e 69 anos completos, sendo exigida a autorização e a presença do responsável legal para doação de menores de idade. O doador deve pesar no mínimo 51 quilos, estar descansado, alimentado e hidratado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação) e apresentar documento oficial com foto (carteira de identidade, carteira do conselho profissional, carteira de trabalho, passaporte ou carteira nacional de habilitação).

Homens podem doar sangue quatro vezes ao ano. Já as mulheres podem fazer três doações ao ano. O médico orienta que os doadores priorizem os dias de semana, que geralmente apresentam pouca movimentação.

Depois de coletado, o sangue é fracionado e acontece o processo de separação dos hemocomponentes; plasma, hemácias, plaquetas e crio. Após isso, a bolsa fica estocada até o resultado dos exames para a liberação.

O Hemocentro de Londrina, fica na Rua Donizete Cláudio Cavalieri, 156, no prédio anexo ao HU, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h30 e aos sábados das 8h às 17h30.

Por João Gabriel Rodrigues

Comentários