SEGUNDA, 29/04/2024, 07:00

Projeto recruta pacientes com depressão para tratamento em estudo internacional

Em Londrina, deverão ser recrutados 150 pacientes.

 

Projeto de pesquisa desenvolvido no Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UEL está recrutando pacientes acometidos por depressão para tratamento gratuito e possível participação em um estudo internacional. O estudo prevê utilização de ferramenta tecnológica utilizando Inteligência Artificial (IA), com objetivo de auxiliar na indicação do melhor processo farmacológico. Os interessados devem ter entre 18 e 74 anos, apresentar sintomas da doença, estar ou não em tratamento e concordar em participar da pesquisa.

Em Londrina, deverão ser recrutados 150 pacientes. De acordo com Marcos Liboni, médico psiquiatra e professor do curso de Medicina da UEL, todos passarão por consulta médica detalhada. A equipe é composta por dois professores que atuam no Programa de Residência em Psiquiatria da UEL e seis médicos residentes. Além da consulta, os pacientes incluídos no projeto de pesquisa receberão o medicamento gratuito por 12 meses.

O estudo multicêntrico contará, ainda, com pacientes que serão recrutados na Inglaterra e Canadá, totalizando 650 pessoas diagnosticadas com depressão.

O médico psiquiatra e professor do curso de Medicina da UEL, Marcos Liboni, que integra o grupo de pesquisa, explica que o estudo e a plataforma são importantes pois possibilitam acesso a uma ferramenta que auxilia na indicação personalizada do melhor antidepressivo.

Os sintomas clássicos são tristeza por longos períodos, sem uma justificativa, como por exemplo o luto de um parente, associado a perda do prazer em atividades que remetem à alegria. Alguns pacientes apresentam ainda um quadro de ansiedade.

De acordo com o médico, a depressão acomete hoje 280 milhões de pessoas em todo o mundo, seis milhões no Brasil. Especialistas alertam que, em 2030, a doença deverá ser a maior causa de sofrimento entre pacientes.

 

Com colaboração da Agência UEL

Por João Gabriel Rodrigues

Comentários