TERCA, 21/09/2021, 11:00

Fundação Araucária investe em pesquisa e inovação para enfrentar crise hídrica

Com apoio da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, serão investidos mais de R$866 mil no programa

Chamado de Napi, o Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação Águas está sendo criado para implantar e ativar uma rede de pesquisadores no tema, além de formalizar parcerias que promovam a construção de um banco de dados ambiental no Paraná. O objetivo também é realizar pesquisas e atividades que envolvam os setores estratégicos da sociedade na busca do uso racional da água. O Governo do Estado, por meio da Fundação Araucária (FA) e da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), pretende investir mais de R$ 866 mil no projeto. Segundo a coordenadora do Napi Águas, professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Yara Moretto, é preciso desenvolver estratégias com embasamento científico para enfrentar as crises hídricas.

Pesquisadores paranaenses já vêm trabalhando neste tema, mas ainda de maneira isolada. A intenção é integrar as ações para elaboração das estratégias, trazendo informações mais assertivas à sociedade. O diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação Araucária, Luiz Márcio Spinosa, destacou que há instituições de pesquisa em todas as regiões do estado com trabalhos nas áreas de interesse do Napi.

São parceiros do programa: a Aliança Tropical de Pesquisa da Água, o Simepar e a Fundação Parque Tecnológico de Itaipu. A cerimônia de lançamento pode ser conferida no canal da Fundação Araucária no YouTube.

Por Livia de Oliveira

Comentários