TERCA, 21/09/2021, 18:34

Gaeco, Depen e Polícia Militar cumprem mandados e fazem buscas e apreensões em Curitiba e Londrina

Operação Praia Brava investiga lavagem de dinheiro para organização criminosa instalada em vários presídios aqui do estado.

Os núcleos regionais de Londrina e Curitiba do Grupo Especial de Combate ao Crime Organizado, o Gaeco, com apoio do Departamento Penitenciário e da Polícia Militar cumpriram, nesta terça-feira, quatro mandados de busca e apreensão e um de prisão temporária expedidos pelo Vara Criminal de Londrina, na Operação Praia Brava, que investiga crimes de lavagem de ativos e organização criminosa.

Além da capital, as ordens judiciais foram cumpridas também aqui na cidade e tiveram como alvos uma residência e unidades prisionais ligadas a investigados que, segundo as apurações feitas até agora pelo Ministério Público, atuariam na lavagem de recursos para a organização criminosa instalada em vários presídios do estado.

De acordo com o MP, desde 2018, pessoas ligadas a supostos integrantes da organização com conexões em prisões receberam e movimentaram elevadas quantias de dinheiro de origem suspeita, com repasse de valores para terceiros. Também está sendo apurada aquisição de bens com valores substanciais, sem a necessária justificativa da origem dos recursos financeiros, além de diversas transações de compra e venda de veículos e consórcios de alto valor.

A reportagem da CBN Londrina tentou falar com os promotores do Gaeco, aqui da cidade, para ter mais detalhes sobre a investigação, o cumprimento dos mandados e a atuação da organização criminosa nos presídios do estado, mas até a conclusão da reportagem, não conseguimos contato.

Comentários