SEGUNDA, 06/05/2024, 13:13

Maio Amarelo: ações educativas devem aliviar ocupação de leitos hospitalares

 Operação Unidos pela Saúde e Paz no Trânsito das secretarias de Estado da Saúde e de Segurança Pública conta também com apoio municipal e federal  

A Campanha Maio Amarelo começou em todo o território nacional e no Paraná, a secretaria de estado de Segurança Pública em parceria com a Secretarua de Estado da Saúde promove a Operação Unidos pela Saúde e Paz no Trânsito. São ações educativas e ostensivas com reforço do policiamento nas ruas para reduzir o número de acidentes de trânsito com a intenção de estabilizar a ocupação dos leitos hospitalares.

Entre os dias 1º de janeiro e 15 de abril de 2024, foram registradas 14,7 mil ocorrências no Estado contra 13,4 mil no mesmo período do ano passado.

De acordo com o coronel Hudson Teixeira, secretário de estado de segurança pública, a integração entre as secretarias tem como objetivo reduzir os acidentes de trânsito e, consequentemente, as fatalidades.

 

Para Beto Preto, secretário de estado da saúde, a fiscalização mais rigorosa das leis de trânsito, principalmente à noite, pode ajudar a diminuir o número de vítimas de acidentes. De acordo com o secretário, essa redução também reflete no atendimento nos hospitais porque os pacientes com politraumas demandam leitos de UTI e mobilizam muitas equipes.  

 

A Campanha Maio Amarelo incentiva a adoção de comportamentos seguros no trânsito, o respeito às normas de tráfego, o uso correto dos equipamentos de segurança e a conscientização sobre os riscos do consumo de álcool e outras substâncias antes de dirigir.

Por Juliana Takaoka

Comentários